21 de agosto de 2017

Social Engineering: The Art of Human Hacking

De vez em quando gosto de ler um livro de não-ficção, para dar uma variada e também para aprender alguma coisa nova. Engenharia social é um tema que acho bem interessante. Quando vi este e-book a venda por apenas US$1 no Humble Bundle, era a oportunidade perfeita de aprender mais sobre o tema.

Mas o que é engenharia social? Como o próprio autor diz no livro:

Social engineering is the art or better yet, science, of skillfully maneuvering human beings to take action in some aspects of their lives.

(Engenharia social é a arte ou melhor ainda, a ciência, de manobrar habilmente os seres humanos para agir em alguns aspectos de suas vidas.)

Todos os bons vendedores possuem essa habilidade. Se você saiu de uma loja comprando mais do que devia, ou algo que não precisava nem intencionava em comprar antes de falar com um vendedor, sabe do que estou falando.

Há também pessoas que usam essa habilidade para o mal. Um exemplo conhecido no Brasil são os bandidos que telefonam e coagem alguém a passar dinheiro para ele, fingindo que um parente da pessoa foi sequestrado.

Social Engineering: The Art of Human Hacking é um livro muito interessante, ao explicar diversos aspectos da engenharia social. Ele também é um cansativo, pois o autor acaba se repetindo bastante. Não li tudo, pulei algumas partes que não achei interessante no momento, mas talvez eu volte para o livro depois e leia quando for preciso.

Mesmo que alguém não pretenda usar engenharia social, vale a pena ler o livro para identificar os principais truques usados por quem pratica. É um jeito de se proteger, pois o que não falta é gente ruim nesse mundo.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails