14 de setembro de 2017

A Filha do Louco

Quando eu limpava aquelas salas, tarde da noite, depois que os alunos de medicina voltavam para as suas camas quentes e confortáveis, o som do meu escovão ecoava nas salas cirúrgicas, passando pelos corredores tortuosos e indo até os depósitos onde eles armazenavam coisas que pareciam ter saído de pesadelos. (...) Ser filha do meu pai fazia com que eu não me impressionasse com aquilo. Meus pesadelos continham coisas mais tenebrosas.

Juliet Moreau é uma adolescente que trabalha em Londres como faxineira, vivendo de pagamento em pagamento. Mas sua vida nem sempre foi assim. Antes, ela e seus pais tinham uma vida confortável, até que inúmeros rumores fizeram com que o Dr. Moreau desaparecesse. Depois, sua mãe, morreu, deixando-a sem outra opção a não ser aceitar qualquer emprego para viver.

Os boatos dizem que o doutor está morto... Mas Juliet encontra uma pista de que isso não é verdade. Seguindo-a, ela acaba encontrando Montgomery, seu amigo de infância, que pode levá-la até seu pai. Este último encontra-se isolado em uma ilha, trabalhando em seus novos experimentos...

Se você reconheceu os nomes assim que leu os parágrafos acima: parabéns, você tem um bom conhecimento de ficção científica! A Filha do Louco é baseado no clássico de H. G. Wells A Ilha do Dr. Moreau. É uma releitura da história, sob o ponto de vista de uma suposta filha do médico/louco. Eu não li o livro original, mas por ser um clássico já conhecia a história em geral. Talvez por esse motivo, A Filha do Louco foi um livro que não me prendeu tanto. Era tudo muito previsível e desde o início eu já havia adivinhado como iria terminar.

Outro ponto que não gostei foi que tem triângulo amoroso. É forçado e não convence. Além disso, a história toda é meio confusa. Juliet, Montgomery e Edward vão e voltam toda hora naquela ilha. Precisam fugir do Dr. Moreau, mas precisam voltar para a casa dele para pegar alguma coisa e aí ficam nesse vai-não-vai. Isso aconteceu diversas vezes e cansou.

Nem só de pontos negativos vive o livro. A narrativa é meio sombria e com clima de Inglaterra vitoriana, o que chama a atenção. Por isso, acabei dando três estrelas - foi um bom entretenimento, mas não leria novamente.

A Filha do Louco tem duas continuações (desnecessárias, na minha opinião), que não foram publicadas no Brasil.

Outras capas:


Nota:

18 comentários:

  1. Olá!
    Primeiro livro da novo conceito que me chama atenção, assim só de cara.
    Gostei desse ar sombrio, mas os pontos negativos que matam.
    Acho que eu não leria.
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  2. Oi Sora!
    A alguns anos eu até peguei esse livro para ler, mas acabei não lendo. Pelo jeito não perdi muita coisa hehe
    Na verdade, o que despertou o meu interesse foi essa associação com A Ilha do Dr. Moreau. Tenho vontade de ler o clássico há tempos, mas nunca consegui.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler o clássico no qual esse livro se baseia, mas por tudo que li sobre ele acabei não colocando na minha lista de possíveis leituras.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas pena que parece não ser do género que eu gosto, não gosto desse tipo de repetições, vai e vem...

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. não é o tipo de livro que por natureza me atrai, não creio que leria

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora! Eu não li o livro clássico, mas a história dele me intriga. Acho complicado histórias que se baseiam em outras assim, acho que entendo a falta de conexão com os personagens. Enfim, no final das contas fique com vontade foi de ler a ilha do Dr. Moreau hehehehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá Sora, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar dessa história, nem mesmo do clássico, mas ao ler a sua resenha me interessei pelo teor de mistério que a obra aparenta ter. É uma pena que não tenha sido uma das melhores leituras que vocês fez, mesmo assim obrigada por compartilhar essa dica com a gente. Provavelmente quando me deparar com o livro por alguma prateleira de sebo irei levá-lo para casa. Beijos.


    https://enquantoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sora!
    Acredita que não sei sobre essa história do Dr. Moreau?
    O livro até tem uma boa premissa, mas pena que não souberam aproveitar. E nem vou comentar desse triângulo forçado.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora,
    Gostei da dica, já quero conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora,
    Também não li a obra original, mas acho que tenho esse por aqui e a sua resenha não foi a única com críticas q li haha, uma pena!

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sora!

    Não conhecia o livro... Que pena que não foi uma leitura tãão prazerosa pra você :( muito ruim quando isso acontece!

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sora! Eu tenho vontade de ler o livro no qual este foi baseado e, talves por não saber detalhes da história, quem sabe A Filha do Louco possa me surpreender.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não conhecia o livro e nem o que ele foi baseado, mas a história chamou a minha atenção, parece ser interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Quando vi "Dr. Moreau" já fiquei pensando "será?". Depois veio a sua confirmação hauhauauha.. Amo o clássico e até fiquei empolgada por essa adaptação, mas como vc citou que há triangulo amoroso já me desanimei =/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sora,
    Até certo ponto a trama parece interessante, o que desanima e a existência do triângulo amoroso. Mas se surgir uma oportunidade darei uma chance.

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
  16. Oláá Sora! Tudo bem?
    Poxa, estava aguardando essa resenha, porque tinha ficado interessada no livro.. mas fiquei triste que não foi tão bom.. eu tenho é muita vontade de ler o da ilha do dr. moreau!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sora, tenho esse livro na minha estante há muitoooo tempo, e confesso que acho a lombada dele linda, toda vez que organizo minha estante penso que um dia quero ler ele, mas foi uma pena saber que não gostou tanto assim da trama, talvez isso me desanime um pouco mais rsrs....
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Sora! Eu tenho esse livro na minha estante, mas não me despertou ainda vontade em lê-lo. Gostei da resenha, mas acho que assim como você, também não vou gostar muito.

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails