28 de setembro de 2017

Direitos Iguais Rituais Iguais

Esta é uma história sobre magia, o lugar para onde ela vai e, talvez principalmente, de onde vem e por quê, embora o livro não pretenda responder nem a todas, nem a qualquer uma dessas questões.

3º livro da série Discworld. Esta resenha NÃO contém spoilers dos outros livros da série. Mesmo porque eu não li os outros, então como vou dar spoiler?

Direitos Iguais Rituais Iguais foi meu primeiro contato com Terry Pratchett e sua saga Discworld. São livros de fantasia e tem o mundo tem esse nome porque é um grande disco, sustentado por quatro elefantes gigantescos, em cima de uma tartaruga (Grande A'Tuin). Sim, aqui o planeta é plano!!!

O livro acompanha Esk, uma menina de nove anos destinada a ser maga. Só que, no mundo dela, mulheres não podem ser magas. Elas podem ser bruxas (sua avó, Cera do Tempo, é uma), mas é impossível uma mulher ser maga.

Já deu pra sentir a vibe do livro? Foi escrito em 1993 e já fala sobre feminismo sem ser chato. O nome original do livro é Equal Rites, fazendo um jogo de palavras com Rights (rituais / direitos iguais).

Falando em palavras, para os próximos livros da série eu definitivamente vou ter que ler em inglês. É impossível traduzir um livro desse 100% - há até tem uma nota no início, explicando que é muito difícil traduzir os livros do Terry Pratchett pois ele se usa demais de jogos de palavras. Podiam, pelo menos, não ter traduzidos os nomes, porque ficaram estranhos.

Agora, sobre as protagonistas.... Não tem como não amar Esk e a Vovó! Assim como a Esk, eu também não entendia o porquê dessa regra besta que diz que mulheres não podem ser magas. A Esk chega lá pra dizer que a mulher pode ser o que ela quiser, e os homens que se virem! A Vovó é outra que faz o que quer e não está nem aí para o que os outros acham. Virei fã delas!

Esk e Vovó por @KtShy

Com certeza eu vou procurar os outros livros de Discworld para ler. A história tem comédia, ação, magia... Quem curte os livros do Douglas Adams deve gostar deste também.

Outras capas:


Nota:

13 comentários:

  1. Oi Sora,
    Não é muito meu tipo de leitura preferida, acho que vou deixar passar esse.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia, parece ser interessante!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo Terry Pratchett, chega da uma alegria ver uma resenha de livro dele em um blog que sigo hahaha... Vovó Cera do Tempo é uma das personagens mais iconicas que conheço, faz o que quer, quando quer como quer. Gosto da Esk também, aliás Discword é a minha série favorita de magia e aventura, tira onda com praticamente tudo nessa vida!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  4. oi sora, o enredo não chamou muito a minha atenção
    não creio que leria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    O livro parece muito legal.

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sora!

    Quando vi que o livro se tratava de magia não fiquei muito interessada pra ler, mas achei demais que o livro tentou abordar feminismo de uma forma diferente. E adorei o jogo de palavras no título também!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  7. Nunca me aventuro muito por esse tipo de livros, mas gosto muitas vezes de ver as ilustrações, esse parece muito interessante.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. Olá Sora,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e para falar a verdade não conhecia, mas como gosto do gênero e sua resenha foi positiva nem preciso falar que vai para a minha lista...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora! Li dois livros do autor e fiquei encantada. Inclusive a vovó Cera do Tempo participa da história. Com certeza quero conferir este aqui também.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora! Eu nunca consegui ler as obras do autor, mas preciso tentar de novo porque acho que não estava num bom momento. O universo dele é mágico e a jornada das protagonistas, ótimas! Adorei a indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu não conhecia, mas chamou a atenção já que tem magia e ainda envolve uma luta por direitos iguais, que bom que gostou da protagonista.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sora!
    Nunca li nada do Terry. Na verdade nem conhecia muito ele até ver um livro com o Gaiman.
    Adorei saber que o livro é um tanto atemporal e ainda ser fantasia.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  13. Oi Sora.
    Não conhecia o livro, não sei se seria algo que escolheria para ler no momento....
    Beijos =)

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails