19 de outubro de 2017

Só os animais salvam

Colette sempre diz que há uma diferença triste e sufocante numa sala onde até pouco tempo antes imperava uma presença felina e esta mesma sala vazia, e sinto isso na trincheira: uma ausência fria onde o gato deveria estar.

Assim como costuma acontecer com as edições da Darkside Books, apaixonei-me primeiro pela capa (dura). Tem gato, luas e estrelas, não havia como eu não gostar. Além disso, o livro é todo muito bonito. Há ilustrações no início e final de cada conto e vem com uma fita para marcar a página.

Porém, eu não estava preparada para ler um livro tão triste.

Só os animais salvam é uma coletânea de dez contos narrados por animais. Todos se passam durante alguma guerra e são as últimas palavras de cada animal. Ou seja, além de ter toda a tristeza e horror do fato de estarem no meio da guerra, já sabemos de antemão que o animal/narrador irá morrer no final.

O livro foi cheio de altos e baixos para mim. O primeiro conto, do camelo, me fez quase desistir do livro, porque li duas vezes e até agora não o entendi. Mas os contos seguintes foram melhores. Outro ponto que não funcionou comigo foi que os contos são cheios de referências a outros escritores. Como eu só os conhecia de nome, não consegui entender essas referências dentro do contexto de cada conto.

Meus contos preferidos foram da gata (óbvio), do chimpanzé (por ser totalmente diferente dos outros) e do mexilhão (nunca havia pensado que um mexilhão pudesse ter tantos pensamentos e sentimentos). A autora, a sul-africana Ceridwen Dovey, é com certeza muita criativa.

Só os animais salvam foi uma leitura sofrida, porque eu gosto muito de animais (tornei-me vegetariana por eles) e senti com cada um deles. Não sei se leria novamente por causa disso. Talvez daqui a alguns anos, quando o choque inicial já tenha se desfeito.

Obs: não gosto quando as editoras mudam o título, mas colocar o "salvam" no final deixou o livro com um toque de esperança.

Outras capas:


Nota:

14 comentários:

  1. Oi Sora,
    Fujo de livros que se passem ou que tenham plano de fundo guerras, mas apesar disso achei a proposta do livro interessante, pela mensagem em si, sem falar que a capa é linda.

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
  2. Oi Sora! Este eu não pretendo ler, não sabia muito sobre ele, mas agora que sei que há esta questão de todos morrerem eu prefiro preservar meu coração.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa, modo sofrimento ativado! que triste o enredo, mas claro que fiquei curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sora!
    Essa capa é maravilhosa mesmo, mas infelizmente ainda não senti aqueeela vontade de ler sabe?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sora

    A capa é linda mesmo mas esse conteúdo triste me faz querer fugir, principalmente se tratando de animais, pois eles são tão vulneráveis e inocentes que meu Deus corta o coração qualquer coisa triste envolvendo animais ou crianças. Acho que não é meu tipo de livro, definitivamente.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora.
    Acredita que comprei e até hoje não li?
    Tenho que ler. Parece tão lindo, e a edição é maravilhosa.
    Ao mesmo tempo tenho medo de ler, já que adoro esses bichinhos demais <3

    Bjs :*
    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora eu que não tenho nenhum animal de estimação super fiquei comovida em alguns contos. O do camelo foi o que menos gostei e o do Chimpanzé confesso que até hoje eu fico digerindo a história toda! E tb gostei da tartaruga. Enfim, é um livro sensível, triste mesmo como vc falou e a edição tá muito bonita!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora,
    Ainda não li nenhum livro da Darkside haha mas fiquei tocada com que você disse sobre esse e com certeza vai para lista de futuros. Amei a capa brasileira, muito linda.

    tenha um ótimo final de semana
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. nossa, eu já ouvi falar desse livro, mas não imaginava que fosse assim.
    Eu também ia chorar HAHAHAH qualquer coisa com bichos me faz chorar!

    :)

    amei sua resenha
    beeijão
    https://bookelandia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Parece ser de uma beleza triste esse livro, não o conhecia.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    Misto Quente ~

    ResponderExcluir
  11. Contos não é um género que me aventuro muito, mas gostei muito da capa desse livro, acho que me aventuraria nesses =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Oi
    pena que os contos são tristes, pelo menos gostou da história mesmo ela tendo seus pontos baixos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. As edições da DarkSide são sensacionais mesmo, as capas sempre nos deixam na tentação de comprar o livro, mas é uma pena que a história seja assim tão triste! Eu adoro animais e provavelmente vou passar longe do livro, histórias assim tocam a gente muito fácil :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora, tudo bom?
    Eu acho a capa desse livro tão, mas tão bonita que dá vontade de ter só por ela. Ai quanto mais soube que era um livro pra acabar com o meu emocional, mais parei de olhar pra capa UHASUHASUHUHASUHASUH não consigo ler muito sofrimento, especialmente com um tema tão sensível quanto esse :/
    Gostei muito da resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails