16 de novembro de 2017

All the Bright Places

Is today a good day to die?
This is something I ask myself in the morning when I wake up. In third period when I’m trying to keep my eyes open while Mr. Schroeder drones on and on. At the supper table as I’m passing the green beans. At night when I’m lying awake because my brain won’t shut off due to all there is to think about.

(Hoje é um bom dia para morrer?
Isso é algo que eu me pergunto pela manhã quando eu acordo. No terceiro período, quando estou tentando manter os olhos abertos, enquanto Sr. Schroeder murmura e murmura. Na mesa de jantar enquanto eu estou passando as vagens. À noite, quando estou acordado, porque meu cérebro não vai desligar devido a tudo o que há para pensar.)

Esta é a história de dois adolescentes, contada sob o ponto de vista deles, em capítulos alternados.

Theodore Finch é fascinado pela morte e todos os dias pensa em novo modo de morrer. Violet Markey luta todos os dias contras as lembranças da irmã, que morreu em um acidente de carro. Os dois se encontram, por acaso, no topo da torre do sino da escola. Não fica claro quem salva quem ali, mas a partir daí os sentimentos deles - de um pelo outro e por suas próprias vida - começam a mudar.

Comprei esse livro achando que era um romance adolescente leve e bobinho. Definitivamente não estava preparada para a enxurrada de emoções que iam surgir durante a leitura! O livro trata de diversos temas, que nem vou discutir aqui para não entregar algum spoiler. É uma leitura forte, que até choca um pouco, mas que serve para abrir os olhos a diversos assuntos.

Ás vezes há beleza nas palavras duras - está tudo em como as lemos. (créditos)

O final é polêmico, certas pessoas odiaram, outras amaram... eu realmente não consigo escolher um lado tão extremo, simplesmente aceitei o final. Ele poderia ser diferente, mas talvez a ideia da autora tenha sido essa, de deixar a semente da dúvida plantada nas nossas cabeças. Não pude deixar de pensar nos "e se".

Esse foi meu primeiro livro da autora, Jennifer Niven, e gostei bastante do jeito que ela escreve. Quero ler mais livros dela. (Vocês recomendam algum?)

All the Bright Places já foi publicado no Brasil, pela editora Seguinte, com o título Por Lugares Incríveis. O livro também teve seus direitos vendidos para o cinema e terá Elle Fanning no papel de Violet.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails