30 de novembro de 2017

Os Senhores dos Dinossauros

Eles apareceram do outro lado do rio como uma cadeia de silhuetas de montanhas, ganhando uma terrível solidez através da neblina e da chuva matinais. Grandes cabeças chifrudas oscilavam de um lado para o outro. Presas as suas costas, atrás dos pescoços, por trás das carapaças parecidas com escudos, balançavam guaritas de vime cheias de arqueiros.

Quando este livro foi lançado, logo eu quis ler. Afinal, tem dinossauros! E pessoas numa Idade Média de fantasia! Parecia o meu sonho de infância se transformando em realidade. Ao mesmo tempo, tinha medo de não gostar. Tenho dificuldade em ler livros de fantasia, pois vários são descritivos demais (acho que é trauma de O Senhor dos Aneis).

Por isso, comecei a ler Os Senhores dos Dinossauros com um pé atrás. O começo da história se passa numa guerra, e não curto ler descrições de batalhas. Mas, como também tinha dinossauros, passei por cima do meu receio. E não é que gostei? A narrativa do autor é bem dinâmica e as batalhas não foram o tédio que eu estava esperando.

A narrativa acompanha vários personagens e tem três histórias que se destacam. Primeiro, de Rob e Karyl, este último encontrado pelo primeiro mendigando, apesar de ser senhor dos dinossauros. Segundo, de Jaume, um herói, e por último de Melodía, princesa e prometida em casamento a Jaume.


Além dos dinossauros, outra curiosidade em relação ao mundo do livro é que a língua oficial não é o inglês, mas o espanhol. Ah, mas o autor se chama Victor Milán, deve ser espanhol ou latino... Só que não! Ele é um escritor americano que já escreveu diversas séries de fantasia, cada uma com um pseudônimo diferente (vocês podem ver os livros que ele já escreveu e seus diversos nomes aqui).

A edição brasileira, da Darkside Books, mantém o primor que eles costumam ter, com capa dura e ilustrações. Porém, a tradução deixou a desejar. Há trechos com palavras faltando, outros com palavras a mais, erros de concordância e ortografia... Enfim, necessita de uma revisão.

Os Senhores dos Dinossauros é o primeiro de uma série que será composta de duas trilogias. Eu gostei bastante e quero continuar acompanhando.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails