12 de fevereiro de 2018

O Universo Numa Casca De Noz

O que é tempo? Um rio ondulante que carrega todos os nossos sonhos? Ou os trilhos de um trem? Talvez ele tenha curvas e desvios, permitindo que você possa continuar seguindo em frente e, ainda assim, retornar a uma estação anterior da linha.

Acho que nunca havia me interessado por ler um livro sobre física antes. Apesar de eu ser da área de exatas, o tema é um pouco assustador, pois não estudei mais física depois que saí da faculdade. Porém, depois de assistir o filme A Teoria de Tudo e conhecer a vida do brilhante Stephen Hawking, também fiquei com vontade de conhecer também suas obras.

Já tinha O Universo Numa Casca De Noz aqui em casa, esperando para ser lido. É uma edição de 2001, da editora Mandarim, que nem deve existir mais (a edição mais atual é publicada pela Intrínseca). Por ser um livro sobre física, tinha receio de que fosse cheio de fórmulas e eu não fosse entender nada. Mas não, é bem explicativo. Fora que a edição é linda, toda ilustrada e colorida, o que me deixou encantada logo nas primeiras páginas.

O livro é uma continuação de Uma Breve História do Tempo, mostrando descobertas que ocorreram desde o lançamento do primeiro livro de Hawking. Fala sobre relatividade, mecânica quântica, supercordas, buracos negros, a origem do universo... São diversos assuntos, todos adornados com ilustrações explicativas.


Confesso que não entendi 100% do que está escrito no livro. Algumas partes li e reli umas três vezes e captei somente a ideia principal. Mas esse é um daqueles livros para se ter na estante e revisitar de vez em quando. Certamente daqui algum tempo o lerei novamente.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails