1 de março de 2018

Más allá del invierno

A fines de diciembre de 2015 el invierno todavía se hacía esperar. (...) Tres semanas después del Año Nuevo, cuando ya nadie pensaba en el retraso del calendario, la naturaleza despertó de pronto sacudiéndose de la modorra otoñal y dejó caer la peor tormenta de nieve de la memoria colectiva.

No final de dezembro de 2015, o inverno todavia se fazia esperar. (...) Três semanas após o Ano Novo, quando ninguém estava pensando no atraso do calendário, a natureza acordou de repente sacudindo-se da sonolência de outono e deixou cair a pior tempestade de neve da memória coletiva.

Estou fazendo um curso de espanhol e queria muito ler um livro em espanhol para treinar - mas não queria pegar qualquer um, tinha que ser um que fosse escrito originalmente em espanhol, e não uma tradução. Sempre quis ler algo da Isabel Allende e quando Más allá del invierno, seu livro mais recente, apareceu entre as promoções de e-books do Kindle, comprei prontamente. (Aliás, se alguém tiver dicas de autores que escrevem em espanhol, deixem um comentário, por favor!)

O livro começa em Nova York, com flashbacks no Chile, Guatemala e até no Brasil. No meio de uma nevasca, o professor Richard Bowmaster bate no carro de Evelyn Ortega e lhe entrega seu cartão, para acionar o seguro. Mais tarde, ela, uma imigrante ilegal da Guatemala, aparece em sua casa desesperada. Sem entender o que ela diz, Richard pede ajuda a sua vizinha e inquilina, a chilena Lucía Maraz.


Os três personagens têm um passado triste e conturbado e a narrativa entremeia essas suas histórias com o presente. Cada um veio de um país e foi viver em outro, para no final se encontrarem em Nova York. Eu me emocionei com eles e também aprendi bastante, inclusive sobre meu próprio país.

Más allá del invierno é um livro que tem um monte de coisas ruins juntas: assassinato, gangues,  ditadura... Mas com uma história envolvente que, no final, se torna um romance. Gostei bastante e quero ler os outros livros da autora. O livro já foi publicado no Brasil pela editora Bertrand, com o título Muito além do inverno.

Outras capas:


Nota:

13 comentários:

  1. Oiii Sora

    Eu nunca li nada da Allende acredita? Apenas vi a adaptação de A Casa dos Espiritos com o Banderas e a Winona há muitos anos e lembro que achei a trama bem densa, mais pesada do que parecia e me impressionou. Acho que fiquei com essa impressão constante sobre os livros da autora (de serem obras densas, carregadas de temas que às vezes podem incomodar) então nunca prestei muita atenção, não me apetecia. Mas esse ano quero sair mais da zona de conforto, ler coisas diferentes, e acho que Allende é uma boa pedida, até pra conhecer a escrita da autora.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. a premissa é bem interessante, eu acho bem válida a ideia de enredo da autora e fiquei curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sora, a Allende é demais <3 Eu como professora de espanhol amei saber que vc está aprendendo a língua <3 É bacana também pegar livros atuais com traduções em espanhol, mas uma autora contemporânea que gosto muito é a Megan Maxwell!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Sora,
    Apesar de gostar da língua, ainda não tive uma oportunidade de ler nenhum livro, acabo vendo apenas séries. Achei a proposta diferente e também interessante, já que saímos de nossa zona de conforto.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sora,

    Não conhecia a autora e não tinha ouvido falar do livro, mas gostei bastante da premissa.
    E super legal da leitura em espanhol. Parabéns!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nunca li nada da autora, apenas uns textos que estudei na escola, mas é uma das autoras que estou sempre à procura dos livros em segunda mão para conhecer melhor a sua escrita.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora, tudo bem?
    Esse livro parece ter uma carga emocional que, só olhando pra capa, eu não desconfiaria. E que legal que você já consegue ler obras em espanhol!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora...
    Não conhecia esse livro, achei bem interessante...
    Quero ler alguma obra dessa autora...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora,
    Achei muito legal você treinar seu espanhol com um livro da Isabel Allende
    Eu fiz só dois anos de espanhol, consigo quebrar um galho na leitura, mas não me arrisco na leitura de um livro rsrs
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas me parece bem interessante! Deve ser uma leitura pesada por conta dos assuntos, mas quando nos envolve... não tem coisa melhor, né? E parabéns por ter lido em espanhol, viu? Eu tô lendo um livro em inglês e tô adorando!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sora
    Gostei das diferentes capa do livro e do tema abordado, principalmente porque nos EUA é muito difícil viver ilegalmente. Seria bem legal ler essa história.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Sora,

    Não conhecia o livro e achei a premissa interessante, legal ler em espanhol.....parabéns...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails