1 de março de 2018

Más allá del invierno

A fines de diciembre de 2015 el invierno todavía se hacía esperar. (...) Tres semanas después del Año Nuevo, cuando ya nadie pensaba en el retraso del calendario, la naturaleza despertó de pronto sacudiéndose de la modorra otoñal y dejó caer la peor tormenta de nieve de la memoria colectiva.

No final de dezembro de 2015, o inverno todavia se fazia esperar. (...) Três semanas após o Ano Novo, quando ninguém estava pensando no atraso do calendário, a natureza acordou de repente sacudindo-se da sonolência de outono e deixou cair a pior tempestade de neve da memória coletiva.

Estou fazendo um curso de espanhol e queria muito ler um livro em espanhol para treinar - mas não queria pegar qualquer um, tinha que ser um que fosse escrito originalmente em espanhol, e não uma tradução. Sempre quis ler algo da Isabel Allende e quando Más allá del invierno, seu livro mais recente, apareceu entre as promoções de e-books do Kindle, comprei prontamente. (Aliás, se alguém tiver dicas de autores que escrevem em espanhol, deixem um comentário, por favor!)

O livro começa em Nova York, com flashbacks no Chile, Guatemala e até no Brasil. No meio de uma nevasca, o professor Richard Bowmaster bate no carro de Evelyn Ortega e lhe entrega seu cartão, para acionar o seguro. Mais tarde, ela, uma imigrante ilegal da Guatemala, aparece em sua casa desesperada. Sem entender o que ela diz, Richard pede ajuda a sua vizinha e inquilina, a chilena Lucía Maraz.


Os três personagens têm um passado triste e conturbado e a narrativa entremeia essas suas histórias com o presente. Cada um veio de um país e foi viver em outro, para no final se encontrarem em Nova York. Eu me emocionei com eles e também aprendi bastante, inclusive sobre meu próprio país.

Más allá del invierno é um livro que tem um monte de coisas ruins juntas: assassinato, gangues,  ditadura... Mas com uma história envolvente que, no final, se torna um romance. Gostei bastante e quero ler os outros livros da autora. O livro já foi publicado no Brasil pela editora Bertrand, com o título Muito além do inverno.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails