28 de abril de 2018

Around the World in Eighty Days

Mr. Phileas Fogg lived, in 1872, at No. 7, Saville Row, Burlington Gardens, the house in which Sheridan died in 1814. He was one of the most noticeable members of the Reform Club, though he seemed always to avoid attracting attention; an enigmatical personage, about whom little was known, except that he was a polished man of the world.

O Sr. Phileas Fogg viveu, em 1872, no número 7, Saville Row, Burlington Gardens, a casa em que Sheridan morreu em 1814. Ele era um dos membros mais notáveis do Reform Club, embora sempre parecesse evitar atrair atenção; uma personagem enigmática, sobre quem pouco se conhecia, exceto que ele era um homem polido do mundo.

Mais um clássico (re)lido! Li Around the World in Eighty Days (no Brasil: Volta ao mundo em 80 dias), de Jules Verne, pela primeira vez lá pelos meus 12-14 anos. Como isso foi há um milhão de anos eu obviamente não lembrava mais nada além do fato de que tinha gostado da leitura naquela época. E devo dizer que foi uma releitura muito agradável!

O livro segue o cavalheiro inglês Phileas Fogg, que faz uma aposta valendo 20 mil libras de que consegue dar a volta ao mundo em 80 dias. Ele leva consigo seu criado francês, Passepartout, e também encontra outros personagens pelo caminho, que se juntam em sua jornada.

Já podem imaginar que o livro é cheio de aventuras, né? Tenham em mente que o livro foi publicado pela primeira vez em 1872, antes da invenção do avião. Então eles fazem uso de diversos meios de transporte para conseguir atravessar o globo, de navios a trens e até um elefante. Eu me diverti com essa dupla: Mr. Fogg sempre com cara de paisagem, tranquilo, e Passepartout sempre afobado e com medo de perder a aposta.

A única coisa que achei meio sem graça foi que um recado que o livro deixa é que com dinheiro se pode tudo. Praticamente todos os imprevistos são resolvidos por Mr. Fogg comprando coisas ou pessoas. Se ele já não fosse muito rico quando começou a viagem, seria impossível de ser completada em 80 dias.

O livro em inglês está em domínio público, então é possível fazer o download legal e gratuitamente. A edição que eu li foi essa da Amazon, impecável. Um clássico que valhe a pena ler e reler.

A viagem em 80 dias de Mr. Fogg (Pinterest)

Nota:

Related Posts with Thumbnails