10 de junho de 2018

Só Escute

Nos anos que viriam, eu sempre me lembraria desse momento. Clarke e eu, no verão depois do sexto ano, paradas atrás daquela garota. Tantas coisas poderiam ter sido diferentes para mim, para todas nós, se outra coisa tivesse acontecido naquele instante.

Um ano atrás, Annabel era a "garota que tem tudo": melhores amigas para ir em festas do colegial, uma família de comercial de margarina e comerciais e desfiles. Agora, porém, ela está desolada. Suas amigas não falam mais com ela, sua família só finge que está tudo bem e ela não quer mais trabalhar como modelo. Em mais um almoço escondida no colégio, ela conhece Owen, um cara que também tem poucos amigos e está sempre com fones de ouvido. Ao contrário de Annabel, que sempre escondeu seus sentimentos, Owen é sempre sincero.

Para encarar a verdade, você precisa estar disposto a ouvi-la.

Sarah Dessen é minha escritora preferida de romances young adult. Só Escute tem uma linha narrativa bem similar a dos outros livros dela: a narradora tem um segredo, que vai se revelando aos poucos em flashbacks, a medida que a história progride no presente. Ela consegue me prender facilmente às páginas, pois ficava ansiosa para saber o que era o segredo de Annabel e como tudo iria se desenrolar.

No começo foi difícil ter alguma simpatia por Annabel, não conseguia entender porque ela seguia Sophie como uma tonta - simpatizei mais com outra ex-amiga delas, a Clarke, e, claro, com Owen. Também gostei bastante de Kristen, uma das irmãs mais velhas de Annabel e a única pessoa daquela família que era responsável o bastante.

O livro não é só um romance fofinho, mas trata de diversos temas pertinentes ao universo adolescente que sempre precisam de divulgação, como bullying, amizade e consentimento. O final da história foi realista, com nem todos personagens encontrando a redenção, mas talvez trabalhando nisso.


Nota:

Related Posts with Thumbnails