28 de março de 2010

1808

Não costumo ler livros que não são ficção, simplesmente porque não são meu tipo preferido de livro - e gosto não se discute. Mas já tinha ouvido falar bastante em 1808 e lido uma matéria escrita pelo autor, Laurentino Gomes, na revista Super Interessante, que havia gostado. Então arrisquei a ler esse livro, pensando que o pior que poderia acontecer seria finalmente eu aprender um pouco sobre história do Brasil.

E funcionou. O livro conta sobre a história da vinda da família real portuguesa para o Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, que ocorreu em 1808. O autor fez uma pesquisa gigantesca para este livro - vide a quantidade de páginas com informações, notas e fontes. Pude aprender o motivo da fuga da família real, como eles eram, o que vestiam, os costumes da época...

Com o interessante subtítulo Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, o livro em si mantém-se interessante até o final, nos mostrando um retrato fiel da realidade portuguesa e brasileira da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails