13 de setembro de 2010

O Concorrente

Mais um da minha pilha de livros da Bienal.

O Concorrente foi publicado originalmente em 1982 sob o título The Running Man por Richard Bachman, alter-ego de Stephen King. A história do livro se passa em 2025, um futuro extremamente cinza e dominado pela GratuiTV, uma rede nacional de TV especializada em reality shows e no emburrecimento da população. Nesse meio, temos Ben Richards, desempregado, marido de uma (ex-)prostituta, pai de uma menina de um ano que está morrendo por influenza. A única forma de ganhar dinheiro e assim poder comprar remédios para a filha é participando do reality show chamado O Foragido.

Não vou contar mais sobre a história para não entregar nada, mas o livro é muito bom!!! É engraçado como certas coisas que King previu que aconteceriam em 2025 já são realidade (realities na TV, pessoas morrendo de problemas respiratórios devido à poluição); enquanto em outras coisas nós já estamos mais à frente. Por exemplo, Ben precisa enviar dois vídeos por dia para a GratuiTV enquanto está participando do programa, e esses vídeos são gravados em fita e enviados por correio (King não previu o YouTube e outras mídias digitais). Mesmo assim, é um livro que se mantém atual e vale a pena ser lido.

Uma coisa que achei ruim é o nome do livro ter sido traduzido de tantas formas diferentes. O mesmo The Running Man virou O Concorrente no título do livro, O Foragido no nome do programa e O Sobrevivente no filme. Sim, existe um filme, de 1987 e com Arnold Schwarzenegger no papel principal. Eu assisti esse filme quando era criança e não lembro muito bem dele, mas posso dizer que o livro é bem diferente (não tem aqueles caras com uns poderes que vão atrás do Ben, por exemplo). Por isso, mesmo que já tenha visto o filme, vale a pena ler o livro também.

Segue o trailer do filme...

Related Posts with Thumbnails