16 de junho de 2011

Um Amor Para Recordar

Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre.

Eu sei que há pessoas que se surpreendem quando digo isso. Elas me olham de maneira estranha, como se estivessem tentando imaginar o que poderia ter acontecido naquela época, embora eu raramente tente explicar. (...) Embora quarenta anos tenham passado, as pessoas que ainda moram aqui e que me conheceram naquele ano aceitam essa minha falta de explicações sem questionar. De certa forma, a minha história também é a deles, pois é uma experiência pela qual todos nós passamos.

Quem nos narra a história é Landon Carter. Ela se passa em 1958, quando ele tinha 17 anos e morava na pequena cidade de Beaufort, no litoral da Carolina do Norte (EUA). Quando é eleito presidente do grêmio estudantil, surge um problema: ele precisa de um par para o baile da escola. Sem conseguir arranjar companhia e após folhear o anuário da classe, decide convidar Jamie Sullivan, a filha do pastor, uma menina sem graça que vive carregando uma Bíblia debaixo do braço e cuja maior felicidade reside em ajudar os órfãos.

O que parecia ser simples obrigação (aparecer no baile da escola com um par), lentamente se torna um romance, quando Landon percebe que não consegue tirar Jamie de sua cabeça.

No prólogo do livro, Landon nos adverte:

No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei.

Mas o aviso não serviu muito para mim, pois passei as últimas quinze páginas molhando o livro de tanto chorar. Um Amor para Recordar é, como o nome já diz, um livro sobre o amor. Fiquei encantada com a comovente história de Landon e Jamie. É uma linda história, que pode ser lida em qualquer momento da vida, pois é atemporal - emociona a todos, não importa sua idade ou sua história de vida.

Quem acompanha o blog, já sabe que sou fã do Nicholas Sparks - e também que eu sempre choro no final dos livros dele. Com esse livro, não foi diferente. A história é linda e o modo como Sparks escreve torna os personagens tão normais, tão humanos, que é difícil não se emocionar.

Detalhe para o título original do livro, A Walk to Remember (um percurso para ser lembrado), que só é entendido no último capítulo do livro.

Recomendo a todos que estão apaixonados ou querem se apaixonar, e que não se importam em ler com uma caixa de lenços ao lado.

Existe um filme baseado nesse livro, estrelado por Mandy Moore e Shane West (o fofo do Michael da série Nikita). Como eu ainda não assisti o filme, não posso compará-lo com o livro, mas já comprei o DVD para ver.

Outras capas:


Nota:

O livro está por R$24,90 no Submarino. Mas se você não quer gastar dinheiro, fique ligado que logo vai ter promo de um lindo kit aqui no blog. ;)
Related Posts with Thumbnails