17 de novembro de 2011

Minha Aldeia

Dentro de sua cabeça, no fundo de seu coração, as perguntas que dirigiu à professora faziam algum sentido. Ele queria saber por que não podia haver, na cidade em que morava, algum elemento da natureza que merecesse aparecer no livro de Geografia. Parecia que só em outros lugares é que havia um grande rio, um grande lago, uma grande montanha. Nunca em sua cidade.

Felipe, 12 anos, mora na pequena cidade de Conceição do Arroio (que não sei onde fica mas imagino que seja no Sul, pelo sotaque dos personagens). Seu maior desejo é morar em uma cidade grande e conhecida - o que lhe é atendido quando seu pai anuncia que vão se mudar para um apartamento na Capital.

Este poderia ser um livro sobre um adolescente  descobrindo a si mesmo e às belezas das cidades pequenas em comparação com as grandes (pelo menos foi o que eu imaginei quando comecei a ler). Mas não. A história é uma sucessão de fatos na vida de Felipe, sem passar qualquer sentimento do protagonista ao leitor. Ele se muda para a Capital e termina a história do mesmo jeito que começou, sem qualquer amadurecimento no processo.

Gosto de histórias em que os personagens mudam com elas, mas, nesta, isso não acontece. Por isso, ela não me despertou qualquer tipo de sentimento.

O livro é bem fininho (78 páginas) e dá para ler numa sentada só. Porém, não me agradou, talvez por eu não ter mais 12 anos como o Felipe do livro. Numa época em que crianças de 10 anos lêem Harry Potter (ou seja, livros com mais de 200 páginas), acredito que a narrativa poderia ser um pouco mais complexa, trabalhando melhor o desenvolvimento dos personagens.

Nota:


Onde comprar: Americanas - R$10,32

13 comentários:

  1. Tava até com vontade de ler esse livro, mas agora não sei mais, rs.

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Uma pena!
    Já tinha ouvido comentários positivos sobre o livro, o seu foi o primeiro negativo! Gostei da sinceridade!
    Também gosto de acompanhar o amadurecimento e de me envolver com a história!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. achei bem interessante. não conhecia. *-*
    vou anotar pra minha wishlist *_*
    beijos flor *-*
    boa quinta

    ResponderExcluir
  4. Sora, tem selinho para vc lá no blog. Bjs!

    http://livrosmelosos.blogspot.com/2011/11/selinho-blog-amigo.html

    ResponderExcluir
  5. uma pena vc não ter gostado, mas é assim mesmo.
    e em 72 páginas é bem dificil fazer uma narrativa mais trabalhada =x
    mas adorei essa capa o/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro ainda. Ain, só isso de páginas? Sei não, sempre desconfio dos livros pequenos, apesar de alguns serem bons q UAHSAUHSAUS Uma pena que você não gostou querida, mas ótima resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sinopse do livro, achei bem interessante o questionamento do garoto.É realmente uma leitura muito rápida, devido ao número de paginas.
    Fiquei curioso sobre a estória.

    One Book Friend

    ResponderExcluir
  8. Nossa quanto tempo que não passo por aqui :O Desculpa o sumiço querida :( Minha vida anda meio corrida demais.
    Li esse livro já faz um bom tempinho, porém ainda não resenhei no blog. Minhas impressões foram praticamente as mesmas que as suas e se não me engano também dei essa nota para o livro 'Haha. Enfim, adorei a critica :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  9. Poxa, que pena que o livro não agradou.
    Confesso tbm que, apesar dos All stars na capa (UAHSUAHS...), eu não me entusiasmei para ler.
    Mesmo sendo fininho e tal, mas sendo só uma sucessão de fatos como vc disse e não tendo um desenvolvimento da trama, fica um tanto monótono.
    Enfim, eu não leria. :/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. O livro realmente é apenas para uma leitura rápida, porém, por mais que o livro tenha uma boa estória ele deixa a desejar um pouco, talvez pelo fato de ser curto. Mas como o protagonista é meu chará, darei a ele uma colher de chá e dar uma pesquisada melhor sobre este livro. =P

    ResponderExcluir
  11. Oi Sora!
    Também gosto de acompanhar o amadurecimento dos personagens durante a leitura. É uma pena que isso não acontece nesse livro já que a oportunidade era perfeita! Adoro essa capa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a capa!
    hauahaua, concordo com o que você disse. Se o livro realmente for assim, putz. Minha sobrinha tem 3 anos e já se interessa pelos meus livros. Quando tiver 10, vai ser uma devoradora, e um livro só com 78 pgs nao a segurará não!
    E gostei da sinceridade na resenha :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Eu já não tinha qualquer interesse por este livro e agora depois do que você disse eu irei passar longe dele. Obrigada por nos mostrar que esse livro não é bom e que apenas vamos desperdiçar dinheiro com ele.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails