8 de março de 2012

Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida

Era como se essas abelhas compartilhassem do vazio que se instalara em sua alma. A cidade, de repente, tinha deixado de fazer barulho. O céu, normalmente pontilhado, parecia ter sofrido um apagão, como se num minuto todas as estrelas tivessem sido reduzidas a pó. Ele, assim como seu pai, amava aquele lugar, onde passara os melhores momentos da sua adolescência. Lá, descobrira o amor por Estela, mas foi ali também que viveu a grande perda de sua querida mãe que, cruelmente, a doença fez definhar até a morte.
(página 20)

Maria Paula vai passar as férias de verão com sua família em Ilha Grande, Rio de Janeiro, na casa de seu avô. É a típica menina de cidade grande, que adora shoppings e passear com as amigas. João Carlos é nativo de lá, filho de um pescador e uma dona de casa, mora com seus pais e irmãos e aproveita o verão para ganhar dinheiro, como guia e professor de surfe. Os dois se conhecem durante as férias e logo se tornam amigos. Porém, JC é acometido por uma terrível doença...

Não é spoiler algum dizer aqui que essa doença é o câncer, já que o próprio prólogo do livro já adianta bastante coisa.


Eu já havia falado sobre esse livro aqui e graças à parceria com a Editora Baldon, pude ter a felicidade de lê-lo. Digo felicidade porque eu adorei o livro! Comecei a ler no começo da tarde e não parei de ler até a noite, quando terminei. A narrativa é dinâmica e o jeito que Isa Colli escreve me fez não querer parar de ler.


O foco principal do livro é o apoio dos amigos e familiares à pessoa com câncer; no caso do livro, o JC. Acho que hoje em dia, todo mundo ou tem (ou teve) câncer, ou tem um familiar com câncer, ou no mínimo conhece alguém que teve. É uma das doenças que mais matam no mundo e o apoio da família e amigos é muito importante nesse momento. Acredito que essa seja a mensagem que Isa Colli quis deixar em seu livro.

A história se passa em Ilha Grande, Rio de Janeiro, que pelas descrições na narrativa e pelas fotos que encontrei na internet é linda! Fiquei com vontade de conhecê-la um dia.

Ilha Grande - RJ

Enfim, o livro é muito bom! A história me emocionou bastante; porém, terminei de ler não chorando, mas com um sorriso no rosto. Recomendo!

Nota:

Onde comprar: Saraiva
Related Posts with Thumbnails