26 de julho de 2012

Estou Com Sorte

Você está, agora, mais equipado do que eu estava para embarcar na aventura do Google, que começou para mim no final de 1999, um ano depois de eu ter entrado na casa dos 40 anos. Eu estava prestes a entrar na crise da meia-idade, mas, ao contrário, encontrei um renascimento.
(página 17)

Douglas Edwards foi o 59º funcionário a entrar no Google. Ele conta, neste livro, como foi sua experiência como diretor de marketing no Google, de 1999 a 2005.

É importante ressaltar uma coisa. Este não é um livro de ficção e, como tal, não é um romance (uma história), mas a descrição do que aconteceu com o autor no período em que ele trabalhou no Google.

Eu comecei a ler este livro super empolgada. Trabalho na área de TI (tecnologia da informação) e, como muitos, já sonhei (ok, ainda sonho) em trabalhar numa gigante da Internet como o Google. Todo mundo conhece a fama: M&M's grátis, academia e lavanderia no serviço, salas de reuniões divertidas... Além, é claro, do fato de se trabalhar no Google, uma super empresa.

Até que li este livro e percebi como uma empresa tão grande exige tanto de seus funcionários. A impressão que ficou é que as pessoas que trabalham no Google não tem vida fora da empresa - por isso eles disponibilizam tantos serviços "grátis" a eles, para que não deixem o complexo. Interessante...

O autor Douglas Edwards (fonte)

Teve alguns termos que achei estranhos, por causa da tradução. Certamente o tradutor não é de TI. Por exemplo, teve um termo que foi traduzido como "sistemas de operação de fontes abertas"; seria mais correto "sistemas operacionais open source", em inglês mesmo, pois muitos termos relacionados a computação não costumam ser traduzidos. Outro exemplo é "crawler", que foi traduzido como "rastreador". Não está errado, mas achei estranho.

Depois de metade do livro, a leitura começou a ficar cansativa... Estava ficando cansada de ler um monte de nomes e fatos, acho que algumas coisas poderiam ser resumidas. A pior parte foi quando o autor começou a falar da entrada do Google no mercado de ações. Não entendo nada de ações e boiei nesse capítulo.

Apesar disso, eu gostei do livro. Não é uma leitura leve; é cheia de informações e acho que se fosse mais técnico eu teria gostado mais, pois estaria mais relacionado à minha profissão. Mas aprendi bastante sobre a história do Google, suas estratégias e como funciona o marketing de uma empresa. Recomendo para os profissionais da área e/ou aqueles que estejam simplemente curiosos pelo assunto.

Outras capas:


Nota:

Onde comprar: Saraiva

32 comentários:

  1. Estou com este em casa pra ler! Não é meu tipo de leitura prererido, mas acredito que seja bem interessante saber mais sobre o que há por trás dessa ferramente tão presente no nosso dia a dia. E que bonitas as outras capas também!

    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Ai pelo visto esse não faz mesmo meu estilo... como imaginei no início. XD
    Deve ser culpa de não ser fã de livros não ficcionais.
    A capa brasileira ficou melhor!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Estava ansioso para ler este livro, mas agora vou empurrar ele um pouco pra depois. Ainda quero ler, mas meu ritmo está baixo, então um livro cansativo não me fará tão bem agora.

    Acho que, mesmo se o tradutor não for da área ou não tiver conhecimento técnico, deveriam ter contratado um profissional para uma espécie de consultoria né?, acho que valeria a pena.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Já havia lido sobre esse livro e agora tenho certeza de que não quero ler rs.
    Eu até leio livros técnicos, mas acho que Estou com Sorte não conseguirei seguir leitura. Então nem adianta começar, mas você que trabalha na área é sempre bom se aprimorar.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O único livro da NC que eu estou louca para ler.


    Blanc,
    Modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Passarei longe! hehehe
    Não sou da área, não é o tipo de leitura que mais me agrada...
    Definitivamente ele não deu sorte comigo.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. desde a primeira resenha que li deste livro me interessei, mais tbm pensei que deve ser uma coisa bem cansativa
    como não intendo nem de informatica nem de ações, eu acho que vou boiar geral se ler hahaha
    quando me falaram das regalias que os funcionários tem, eu pensei que com certeza é pelo motivo dos funcionários serem bem "explorados" digamos assim.
    tenho interesse de ler para saber como era a vida dele neste tempo :P

    ResponderExcluir
  8. Sonhos podem virar realidade, vai que né tu consegue uma vaga e começa a trabalhar lá. Interessante. Eu gosto de ler coisas relacionadas a internet, a grande mídia... Vou ver se leio. ^^
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora!

    Eu li esse livro, e confesso que achei a narrativa bem cansativa....

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora!
    Acredito que o livro seja mais interessante pra quem é da área mesmo. Por mais que eu ache legal ler relatos de pessoas e tal, eu não tenho vontade alguma de ler esse livro.
    Achei legal que o livro te deu uma outra visão de se trabalhar no Google. E, com certeza, o tradutor do livro não é da área, senão não teria traduzido os termos!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sora!
    Gostei muito da sua resenha, principalmente por você trabalhar na área e assim entender mais do assunto do que uma leiga, como eu! Nunca tive muita curiosidade de ler este livro pois para mim parece extremamente cansativo, apesar de interessante em certas partes. Não fazia ideia desses serviços grátis que a empresa oferece aos funcionários e até é algo legal, mas não aguentaria trabalhar em um lugar que não me deixa viver fora dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Depois de ler Bilionários por Acaso, eu fiquei com mais vontade de ler esse livro. Tem coisas sobre as grandes empresas que nem passam pelas nossas cabeças e acho que isso deve ser sempre publicado, para abrir nossos olhos. O que ficamos sabendo não é nem 5% da realidade do mundo. Adorei a proposta do livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Interessante isso que você citou sobre a empresa Sora, faz mesmo sentido o porque de eles terem tanta coisa à disposição.
    Tenho interesse de conhecer um pouco mais, mas não sei se teria disposição para ler um livro todo só sobre isso, não é muito meu estilo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora, eu faço AdM e sou formada em Marketing... acho que tirando a parte técnica de TI o livro deve ser bem instrutivo.. rsrs

    Todo semestre algum professor leva video do Google e já vi esse lado mais de cobrança mesmo.. a intenção de todos os incentivos e gracinhas dentro do complexo acaba gerando mais cobrança para os funcionários mesmo...

    Mas acho que ainda é uma ótima empresa para se trabalhar, ate eu já quis rsssrs, que dirá alguém da área de TI.

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei super a fim de ler esse livro! Mas pensando bem, não se se faz meu tipo...
    Acho que o Google realmente deve exigir muito de seus funcionários, afinal, precisam disso para a empresa crescer do jeito que cresce. Deve ser quase um "universo a parte" trabalhar num lugar desse... hehe
    Beijos! Raquel - http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já tenho esse livro aqui
    Mas estou tão sem coragem de ler
    E nada nele me motiva ...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sora!
    Quando li a sinopse achei mesmo qe se tratava de um livro para quem entende,pelo menos um pouco,do assunto,para profissionais da área como disseste.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi sora, sua resenha me desanimou, eu sou da area de TI, mais sou fraquinha, gosto da parte mais logica hehe Eu sei que Tenho que ler este livro, mais não tenho muita vontade de ler nao,..
    mais eu vou tentar..

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  19. É um livro bem interessante, saber um pouco da história do google que é uma das principais ferramentas da internet. A resenha ficou ótima.

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sora!
    Eu não sabia do que se tratava o livro, agora que li tua resenha imagino que eu não irei gostar do livro, ainda mais que eu não trabalho na área, tenho certeza que irei achar uma leitura mega cansativa!!
    Um beijãoo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser até interessante, mas não tenho muita vontade de lê-lo.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  22. Oi Sora!! Ainda não senti vontade de ler esse livro. Mas me identifiquei com uma coisa que vc citou. As grandes empresas realmente parecem esquecer que seus funcionários tem vida fora da empresa. Sei disso pq trabalho no maior hospital da américa latina e se for fazer tudo o que eles exigem (confesso não sou uma funcionária modelo) meu marido já teria outra e meus filhos nem saberiam quem eu sou.
    Depois de tudo o que passei no final do ano passado e começo desse ano, estou querendo trocar de rotina. Quero algo mais calmo, mesmo que isso signifique salário menor. Qualidade de vida está nos primeiros lugares na minha vida.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Sora!
    Fiquei super curiosa no inicio, mas agora desanimei, não é meu estilo de livro, ótima resenha.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  24. Estou com esse livro aqui e folheie ele hoje. Achei a diagramação meio sei lá...as letras são pequenas um pouquinho demais. A capa é linda e chama, tenho muita vontade de ler e tbm sou ligada nesse universo. O google pelo que mostra no livro é como uma faca de dois gumes...te dá vantagens mas suga metade da sua vida! kkk Tudo tem seus prós e contras,né?
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Sora!

    Eu tenho vontade de ler para conhecer melhor o Google, já que ele vem ganhando mais espaço a cada dia.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  26. Oi, Sora!
    Não sei se leria esse livro, não entendo NADA do assunto hahahaha

    Acho que me perderia total. Ainda assim, é interessante descobrir como grandes empresas funcionam, e fiquei impressionada com a questão das coisas "grátis". Parecem ratinhos de laboratório presos lá ._. hahaha

    Adorei a resenha!

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  27. kkkk

    Oi Soraaaa!!!

    Nossa... Esse livro com certeza não é pra mim...
    Não entendo bulhufas de informática... kkkk

    Trabalhar no Google deve ser bem legal mesmo!
    Vi uma vez no Gugu uma reportagem sobre as instalações da empresa, e o que eu mais gostei foram uns "patinetes" eletricos *o*
    Queria taaaanto um!!! rsrsrsrs

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  28. Embora eu não trabalhe nem nada nessa área da informática, já tive vontade de fazer engenharia da computação, então logo que chegou aqui em casa, me interessei pelo livro, mas temo a leitura exatamente por esperar uma leitura cheia de informações técnicas e meio cansativa.. Sobre a capa, achei essa "I'm feeling lucky" muito mais bonita!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  29. Acho que até quem não é da área já sonhou em trabalhar pra Google! hahaah
    Achei interessante, de repente eu compro para presentear meu irmão (ele tá começando agora na área=P)

    Beijos!

    Carol
    livrosechocolates.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Não é minha área, então não leria, mas achei muito interessante os pontos que são tratados. Todo mundo mostra a parte boa de trabalhar numa empresa desse porte, mas não mostra o lado da 'não-vida' dos funcionários. Complicado...
    A revisão poderia ter passado por alguém que trabalha em TI para evitar excesso de tradução de termos usados em inglês mesmo.
    Bom conhecê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Eu curto mais livros fictícios, não leio livros desse tipo biográfico. Quem curte muito é o meu irmão, vou indicar para ele, ele está doido por aquele do Facebook.

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails