25 de junho de 2013

Um Gato de Rua Chamado Bob

Há uma citação famosa que li em algum lugar. Ela diz que recebemos segundas chances a cada dia de nossas vidas. Elas estão ali para serem agarradas, só que não costumamos agarrá-las.

James Bowen é um viciado em drogas em recuperação, que trabalha como músico na rua. Ao voltar ao seu apartamento, encontra um gato laranja ferido. Ele o chama de Bob e cuida do bichinho, achando que nunca mais o veria. Porém, logo os dois se tornam inseparáveis.

Aqueles vira-latas eram os destroços e os refugos da cidade, andando a esmo e lutando pela sobrevivência a cada dia. Muitos deles eram como aquele laranjinha: criaturas espancadas e quebradas.
Talvez ele tivesse visto em mim uma alma semelhante.

Esta é uma história real e, por isso mesmo, nos surpreende ainda mais. O livro é narrado em primeira pessoa por James. Pude perceber com ele como é dura a vida nas ruas, como é difícil sobreviver dependendo dos outros. Não precisamos culpá-lo por seu vício - ele próprio faz isso.

Bob e seu humano, James (créditos)

Só quem tem e ama um gato ou cachorro, sabe da importância que esses bichinhos têm em nossa vida. Engraçado que comecei a ler o livro justamente por causa dos meus filhos felinos, que me acordaram fazendo bagunça antes do despertador tocar. Sem conseguir voltar a dormir, peguei Um Gato de Rua Chamado Bob - e foi difícil parar quando ele finalmente tocou.

Bob é um fofo, é impossível não se apaixonar por ele. Mas o que mais me impressionou no livro é ver como uma pessoa como James ("invisível", como ele mesmo coloca) tem mais consciência do que muita gente por aí. Quando decide adotar Bob, ele gasta TODO o seu dinheiro na castração e ração dele. E já vi muita gente reclamando que não tem dinheiro para castrar o gato, mas está lá comprando iPhone e tênis da Nike...

É um livro para refletir e se emocionar - e ver como um animal pode mudar uma vida humana (e vice-versa!). No final, fica aquela dúvida: somos nós que adotamos os bichos, ou eles que nos adotam? Abrace seu bichinho bem apertado e leia este livro.

Nota:

Outras capas:

Onde comprar: Saraiva
Related Posts with Thumbnails