14 de novembro de 2014

Diferenciando gêneros literários: Thriller X Terror


Mais um post da série Diferenciando gêneros literários, para nos ajudar a entender qual livro é de qual gênero... E hoje o assunto é tenso!

Começando com thriller! Esse é um gênero que tem suspense, tensão e excitação como elementos principais. O thriller estimula o leitor, com uma alta dose de antecipação, ansiedade, incerteza, surpresa e terror.

Exemplos de livros de thriller:


Mas se o thriller pode gerar terror, o que é o terror? Esse é um gênero cuja intenção é amedrontar e assustar seus leitores. O thriller até gerar medo, mas quem trabalha mesmo com esse sentimento é o terror. O terror normalmente é sobrenatural, mas também pode não ser.

Exemplos de livros de terror:


Vocês gostam de livros de thriller ou de terror? Quais seus livros preferidos nesses gêneros?

Semana que vem tem mais Diferenciando gêneros literários e aí falaremos de assuntos mais fofos: chick-lit e romance. Até lá ;)

Fonte: Wikipedia. Imagem original do banner: freedigitalphotos.net.

17 comentários:

  1. dois temas que causam confusões, com a sua explicação não da pra confundir mais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aaah, causam confusão mesmo. mas eu adoro os dois! hahaha
    thriller acho que pode ser considerado mais um tipo de suspense né...

    ResponderExcluir
  3. Adoro os dois gêneros, então entre os meus favoritos. No primeiro, meu autor favorito é o James Patterson. Já no terror, sou fã do mestre King. <3

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  4. Não sabia disso!
    Li recentemente um thriller muito bom: No Escuro, da Elizabeth Haynes. Realmente a ansiedade é gradativa e eu só parava de ler de madrugada, depois de entender o que enfim estava acontecendo.

    No gênero terror, gostei muuuuuito de O cemitério, de Stephen King. Aliás, pretendo colecionar livros do King porque adoro esse gênero. Horror em Amityville e O Exorcista são uns que eu só lia durante o dia, também. rs
    Abraço!

    http://2leitoras.blogspot.com/p/sorteio-de-inauguracao.html

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente gosto dos dois, thriller e terror, porém, ultimamente tenho lido mais thriller, terror tá em falta na minha estante, haha. Adorei o post.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sora, bom dia! Como vai?
    De verdade? Amei o seu post! Porque eu sempre fico em dúvida sobre os gêneros e ele me esclareceu MUITO! Ainda não li nenhum desses, mas eu tenho o Feche bem os olhos em casa e vou aproveitar para começar a ler esse tipo sim!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sora, eu fico bastante confuso com a divisão, tenho que pensar bem para definir em qual gênero cada um se encaixa, mas posso citar como favoritos o "O Caso de Charles Dexter Ward", como terror - esse livro me deu muito medo, de verdade!; e no, eu gostei bastante do "O Código Da Vinci", do Brown - fiquei tentado ea citar o "O Caso dos Dez Negrinhos", da Agatha, acho que ele está mais para thriller que para policial.

    ResponderExcluir
  8. Stephe, Harlan, James, John ♥, adoro todos os tipos de leituras relacionadas a terror e thiriller. Não saberia dizer qual minha preferida. Foi bom saber a diferença entre cada um, mas amo do mesmo jeito, independente do gênero.
    Beijos Sora, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  9. Gosto dos dois gêneros. Apesar de fazer um tempinho que não leio nenhum dos estilos citados.
    Tenho muita vontade de ler o livro "O Monstrologista. Parece causar bastante medo! rs
    Adorei a explicação ! ;)

    ResponderExcluir
  10. Amiga linda tudo bem?
    Espero que sim, porque já tem uns dias que não passo aqui né?
    Mas vim aqui para ver as novidades e dizer que gostei bastante dos gêneros que você colocou acima, mas eu ainda vou ler o livro do JOHN VERDON e do JAMES PATTERSON, pois eu os tenho na minha estante. Só que como estou em momento romance, não os peguei ainda =x

    Mas enfim...adorei as suas escolhas.
    Espero gostar bastante da leitura desses livros que citei também.
    =]

    Se cuida e tenha um bom final de semana

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Sora! Muito boa essa postagem. Geralmente esses gêneros parecidos geram confusão na mente dos leitores. Está bem esclarecedora.... amei.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou muito de thriller, suspense não é muito minha praia. Já um bomconto de terror psicologico como o estilo de Stephen King ou as descrições acertivas de Poe. Ai calha bem. Amo Poe. Ou seja, eu prefiro terror!

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei bastante do post!, sou um leitor bem diversificado e gosto muito dos dois generos, mas meu preferido é o Thriller, já li alguns de terror mas leio com mais frequência os suspenses :)
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Legal explicar estas diferenças, eu mesmo me confundo com alguns gêneros. No caso em questão aqui, gosto de ambos os gêneros, mas tenho uma grande preferência por thriller em vez de terror.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Eu não costumo me confundir muito com os gêneros, que bom. São dois dos meus gêneros favoritos, e que leio com mais frequência. Sua explicação foi excelente :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Estou adorando essa coluna. Eu tinha essas dúvidas e agora você está deixando tudo bem claro. Parabéns pela ideia.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Thriller é meu gênero preferido entre todos, gosto demais da sensação de ser surpreendido, virar freneticamente uma páginas após a outra em busca de respostas, leio muito rápido só paro quando vejo o final, Garota Exemplar e No Escuro foram livros que me fizeram passar noites em claro e trabalhar vegetando no dia seguinte.
    Terror tem que estar preparada para a história, todos os livros do Stephen King são ótimos exemplos de leituras, assim como Estrada da Noite e claro O Monstrologista, que série perfeita essa!

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails