7 de julho de 2015

A Mágica da Arrumação


O Método KonMari é uma maneira simples, inteligente e eficaz de eliminar a bagunça de vez. Comece descartando coisas. Em seguida, organize o ambiente inteiro, completamente, de uma só vez. Se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar.

Gosto bastante de ler sobre técnicas de arrumação e queria organizar algumas coisas aqui em casa que estavam me desanimando, por isso quis ler A Mágica da Arrumação assim que vi o lançamento.

O livro foi escrito pela japonesa Marie Kondo, que virou uma celebridade internacional com sua técnica de organização e mostra como aplicá-la em sua vida.

O ponto que eu mais gostei e me identifiquei no livro, foi a parte do descarte. Toda vez que arrumo qualquer parte da casa, descarto um monte de coisas, algumas vão para o lixo, outras para doação (como roupas e livros). E vou falar, faz um bem danado tirar um monte de tralha!

Outra parte interessante da técnica de Marie é perguntar-se se um objeto lhe traz alegria, pois somente devemos nos cercar de coisas que nos trazem alegria. Isso é muito verdade! Se algo não está lhe trazendo alegria, descarte, pois falta não irá fazer.


O que eu não gostei em A Mágica da Arrumação foi que achei a técnica meio impraticável, pelo fato dela se basear em arrumar a casa inteira de uma vez, por categorias, ao invés de um cômodo por vez. Acho muito difícil alguém ter tempo para dedicar um dia inteiro para arrumar a casa. Eu, pelo menos, sou uma procrastinadora nata; se eu tivesse que arrumar tudo de uma vez, nunca iria conseguir pois ficaria enrolando até ser consumida pela bagunça. No meu caso, gosto de arrumar uma coisa por vez, acho mais rápido e indolor. Um exemplo, outro dia estressei com meu armário de produtos de limpeza porque não cabia mais nada, tirei tudo de lá, limpei, joguei fora o que não usava e arrumei de novo. Mas só fiz isso porque não levei nem 15 minutos! Claro que isso varia de pessoa para pessoa, mas essa parte da técnica da Marie não funciona comigo.

A Mágica da Arrumação nos mostra uma técnica interessante e libertadora de organização. Não o considero uma leitura essencial, mas é um bom ponto de partida para quem está precisando cuidar de seu lar.

Outras capas:


Nota:

Livro cedido para resenha pela Editora Sextante.
Related Posts with Thumbnails