9 de outubro de 2017

Quem é você, Alasca?

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

O único livro do John Green que havia lido até então, A culpa é das estrelas, havia gostado bastante. Por isso, tinha curiosidade em ler outros livros do autor, para ver se ele era bom mesmo ou se era sucesso de um livro só. Coincidentemente, uma colega de trabalho estava vendendo alguns livros dela, e entre eles havia Quem é você, Alasca?, o que me fez ler mais um sucesso do autor.

A história é narrada por Miles Halter, um adolescente cujo hobby é pesquisar e decorar as últimas palavras antes da morte. Ele vai estudar no colégio interno Culver Creek, onde divide o quarto com Chip "Coronel" e conhece Alasca Young.

Quem é você, Alasca? teve um efeito, em mim, parecido com 13 Reasons Why (a série de TV, não o livro, porque ainda não li). Não consegui gostar de nenhum personagem, mas mesmo assim não conseguia parar de acompanhar a história deles.

Miles e seus amigos são insuportáveis, e Alasca é a pior deles. O único interesse deles é fumar, beber e inventar "trotes". Estudar no colégio (caro, diga-se de passagem) que é bom, nada. Sendo adulta, tenho realmente pena de pais que tem filhos assim, que não estão nem aí pra nada.

Porém, o jeito que John Green escreve é viciante. Eu queria saber o que ia acontecer com cada um deles, queria saber porque os capítulos se chamavam "X dias antes". Antes de quê? E o que vem depois? Quando a grande questão foi respondida, vi que explicava algumas coisas do comportamento deles, e que eles precisavam de acompanhamento psicológico há muito tempo.


Apesar da narrativa fácil, Quem é você, Alasca? não é de fácil digestão. É um livro que incomoda e é justamente esse o seu valor. Porque se fosse só para ler adolescentes se destruindo, sem ter consequências, não iria servir para nada.

Outras capas:


Nota:

12 comentários:

  1. oi Sora, tenho muita vontade de ler mais livros do Green e esse com certeza esta na lista
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sora. Confesso que também não acho a história desse livro muito boa, mas tenho um sentimento de carinho por ele pois foi uns dos primeiros livros que li todo em inglês (aí rola aquele conflito básico), mas em geral eu não achei os personagens tão chatos assim, só o típico comportamento de adolescente mesmo.

    abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  3. De John Green eu li A Culpa é das Estrelas e Cidades de Papel e gostei bastante, esse parece ser bem interessante também mas não tanto quanto os outros.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não conhecia ainda essa capa, achei linda! Já li outros livros do John Green e, apesar de ter gostado, não me deu vontade de ler mais obras suas, então nem considerei ler Quem é você, Alasca?. Gostei muito da sinceridade na sua resenha, fiquei curiosa em saber quais as consequências para todas as atitudes erradas tomadas pelos personagens, e o que os levou a isso. Caso um dia eu tenha oportunidade, agora já sei que tenho que ler sem grandes expectativas com relação aos personagens.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sora! Eu li outros do autor, mas não os este e ACEDE, mas gostei do que li e pretendo conferir todos. Fiquei curiosa sobre está questão de a história não ser de fácil digestão. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora, eu não não li Quem é você Alasca, mas entendo perfeitamente essa sensação de não gostar de nenhum personagem, mas ainda assim ficar viciada na trama!! E eu adorei a capa que ilustra o post, é muito fofa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora!
    Muita gente implica com esse livro, mas é o meu favorito do John, sabe? Pena que você não se sentiu cativada pelos personagens. Para mim funcionou demais.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Sora!!
    Lembro quando eu li esse livro, foi uma leitura rápida, mas eu não gostei tanto, esperava bem mais. Eu tbm não me simpatizei com o personagem nenhum, mas eu gosto de 13 Reasons Why! kkkk

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora, tudo bem?
    Eu adoroo esse livro!! Estou até hoje esperando uma adaptação para o cinema!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora,
    Só li um livro do autor, que foi ACEDE e gostei bastante. Pela sua resenha me pareceu que o livro parece ser aquele que não cativa, mas ao mesmo tempo lhe instiga, a saber, o final da história. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla Almeida
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Esse é o único livro do autor que eu gosto. Mas a capa que eu tenho é da Martins Fontes, antes de ir para a Intrínseca. E quando passou para a intrínseca, achei que a editora fez besteira na capa. hahaha
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  12. Oi
    o livro é legal, mas eu não achei tudo aquilo que o pessoal comentava, mas que bom que curtiu. Já li três livros do autor continuo achando a culpa é das estrelas o melhor.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails