9 de outubro de 2017

Quem é você, Alasca?

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

O único livro do John Green que havia lido até então, A culpa é das estrelas, havia gostado bastante. Por isso, tinha curiosidade em ler outros livros do autor, para ver se ele era bom mesmo ou se era sucesso de um livro só. Coincidentemente, uma colega de trabalho estava vendendo alguns livros dela, e entre eles havia Quem é você, Alasca?, o que me fez ler mais um sucesso do autor.

A história é narrada por Miles Halter, um adolescente cujo hobby é pesquisar e decorar as últimas palavras antes da morte. Ele vai estudar no colégio interno Culver Creek, onde divide o quarto com Chip "Coronel" e conhece Alasca Young.

Quem é você, Alasca? teve um efeito, em mim, parecido com 13 Reasons Why (a série de TV, não o livro, porque ainda não li). Não consegui gostar de nenhum personagem, mas mesmo assim não conseguia parar de acompanhar a história deles.

Miles e seus amigos são insuportáveis, e Alasca é a pior deles. O único interesse deles é fumar, beber e inventar "trotes". Estudar no colégio (caro, diga-se de passagem) que é bom, nada. Sendo adulta, tenho realmente pena de pais que tem filhos assim, que não estão nem aí pra nada.

Porém, o jeito que John Green escreve é viciante. Eu queria saber o que ia acontecer com cada um deles, queria saber porque os capítulos se chamavam "X dias antes". Antes de quê? E o que vem depois? Quando a grande questão foi respondida, vi que explicava algumas coisas do comportamento deles, e que eles precisavam de acompanhamento psicológico há muito tempo.


Apesar da narrativa fácil, Quem é você, Alasca? não é de fácil digestão. É um livro que incomoda e é justamente esse o seu valor. Porque se fosse só para ler adolescentes se destruindo, sem ter consequências, não iria servir para nada.

Outras capas:


Nota:
Related Posts with Thumbnails