28 de dezembro de 2017

Mitologia Nórdica

Antes do paraíso, não havia nada - nem terra, nem paraíso, nem estrelas, nem céu -, existia apenas o mundo feito de névoa, sem forma nem contorno, e o mundo feito de fogo, eternamente em chamas.

Interesso-me bastante por mitologias e, após meu vício na série Vikings (disponível no Netflix), meu interesse por mitologia nórdica aumentou. Ter essas histórias contadas pelo genial Neil Gaiman, então, era algo que eu precisava ler.

O livro começa com uma pequena introdução sobre a mitologia nórdica (na qual fiquei triste em saber que muitas histórias já se perderam com o tempo) e seus personagens - alguns bem diferentes dos representados pela Marvel; achei engraçado como o Thor era bobão na mitologia original. Depois, segue com quinze histórias protagonizadas pelos deuses, principalmente os conhecidos Thor, Odin e Loki.

A narrativa é muito fácil de ler, mas os nomes são bem complicados. Algumas páginas eu li várias vezes até entender os nomes de todos e de tudo, porque até as coisas tem nomes. Nem me arrisco a tentar pronunciá-los, aliás. Enquanto lia, ia me lembrando das histórias que Ragnar, Lagertha e Aslaug contavam aos seus filhos, na série Vikings. Impossível não lembrar também da série American Gods, baseada no livro de mesmo nome do próprio Gaiman.

Thorzinho bobo e guloso!

A edição da Intrínseca está linda. Capa dura, com ilustrações no começo de cada conto e uma tradução impecável. Foi uma leitura bem rápida, mas que sei que irei reler daqui algum tempo. Se você quer conhecer a Mitologia Nórdica através de um ótimo contador de histórias, não pode perder.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails