29 de janeiro de 2018

Far from the Tree

Grace had always known that she was adopted. Her parentes had never made a secret of it. They didn't really talk about it, either. It just was.

(Grace sempre soube que era adotada. Seus parentes nunca haviam feito disso um segredo. Eles também não falavam sobre isso. Simplesmente era.)

Ainda não havia lido nenhuma resenha deste livro quando ele apareceu, por acaso, na lista de sugestões do Audible (aplicativo de audiobooks). Normalmente não costumo ler/ouvir dramas familiares, não gosto muito do assunto, mas como o livro já ganhou um prêmio, resolvi arriscar. E foi uma enxurrada de emoções cada vez que eu colocava o fone no ouvido.

O livro começa contando a história de Grace, uma adolescente de 16 anos que fica grávida do namorado. Ela foi adotada e seus pais a apoiam quando ela decide colocar seu bebê também para adoção. Porém, após o parto, ela anuncia que deseja ir atrás de sua mãe biológica.

Nessa jornada, ela conhece Maya, sua irmã biológica mais nova. Ela, por sua vez, foi adotada por uma família rica, que se descobriram "grávidos" logo após a adotarem. Seus pais não a devolveram por isso...

...Ao contrário de Joaquin, o irmão biológico mais velho das duas, que passou seus 17 anos pelo sistema de adoção. Agora ele vive com um casal que o ama, mas já sofreu tanto que tem dificuldade de retornar esse amor.

Gostei tanto dos personagens desse livro que já sentia que Grace, Maya e Joaquin eram meus irmãos, minha família. Sofri muito com eles, dei risada, chorei... Não via a hora de encontrá-los por alguns minutos por dia. Joaquin foi o mais sofrido de todos, eu queria entrar no livro, abraçá-lo e dizer que tudo ficaria bem.

Far from the Tree fala de gravidez na adolescência, adoção, bullying, alcoolismo, família... Mas sem ser chato em nenhum momento. O audiobook foi muito bem narrado por Julia Whelan, que conseguiu transmitir toda a emoção da narrativa.

O título do livro (longe da árvore), vem de uma expressão em inglês: the apple doesn't fall far from the tree (a maçã não cai longe da árvore). Significa que o filho tem características em comuns com os pais, como a nossa expressão "filho de peixe, peixinho é". Após a leitura, é possível entender por que o livro tem esse nome.

Outras capas:


Nota:

13 comentários:

  1. Oi Sora!

    Adorei a resenha, mas me parece que o livro tem bastante drama.
    É aquele tipo de livro que depois de ler/ouvir gera conflitos emocionais na gente?
    Não sei se eu toparia um livro desse agora!

    E audiobook, já ouvi tanto falar, mas nunca me interessei. Quem sabe um dia, né!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sora!
    Esse livro está na listinha de leitura. Tem cara de ser daqueles de dar um baque hein?
    Confesso que gostei mais da outra capa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oie,

    Amo livros com temáticas pesadas que nos faz refletir. Já quero esse.

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Você leu o livro em inglês? Quero ler mais livros em inglês.
    www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Sora, não conhecia o livro, mas parece ser incrível, e eu adoro um drama hahahaha então acho que iria gostar desse livro.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Tudo bem com vc?
    Também nunca li nenhum livro de drama familiar.
    Não conhecia esse, mas adorei a resenha.
    Obrigada por comentar no meu blog.
    Volte sempre!

    MIIISTO QUENTE

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora! Eu ainda não tive experiência com audiobooks, gostaria de experimentar e ver se me adapto. Nunca tentei porque quando alguém lê para mim, eu e distraio. Sobre o livro, parece ser bem comovente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora, eu ainda não tive a experiência com audiobooks, mas tenho curiosidade, tb fujo bastante de dramas, confesso, mas gostei da premissa desse!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Olá Sora! Tudo bem?
    Gostei da dica para audiobook, parece realmente bom e eu nunca ouvi, acredita? uma vez tentei acompanhar um conto, mas tive dificuldade (em português mesmo hahah) não sei se conseguiria, mas vou dar uma olhada nesse aplicativo ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Sora, tudo bem?

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, achei muito interessante e gostaria de ler futuramente....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu amei essa capa, mas esse livro parece ser recheado de lágrimas, né?! Bem drama mesmo, me parece. Como não curto dramas (meu pobre ♥ não aguenta), vou deixar esse passar, rsrs.....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sora!

    Meu Deus, que demais esse livro, preciso pra já! Gostei muito da premissa, acho que li poucos livros com protagonistas adotados, e pelo visto esse tem não só um, mas três, e ainda irmãos, então fiquei mesmo bem curiosa pra saber como o tema foi abordado.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails